quinta-feira, 28 de abril de 2016

E aí, pessoal!!!

Esta semana na aula de Parasitas e Hospedeiros, teve início a aula de Leishmaniose.

Muitas pessoas sacrificam os seus cães por causa da Leishmaniose, por não ter cura.

Pode não ter cura, mas tem tratamento.
Ai que surge outro problema. Questiona-se que o tratamento é muito caro e é decido que sacrifique o seu animal de estimação.

Eu não concordo que os cães sejam sacrificados, eles merecem uma segunda chance.
·         “Diga sim à Vida!”
·         “Mate o mosquito. Não mate o seu cão. Vacinação já!”

E em sua opinião, os cães devem ser sacrificados?

Aqui, alguns vídeos sobre este assunto:

ACUPUNTURA? Sim, Farmacêutico.


Olá galerinha online,


Hoje vamos falar um pouquinho sobre a ACUPUNTURA, no qual é uma das área de atuação dos farmacêuticos. 



Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura. A medicina ocidental (tradição chinesa) estimula a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. 



O que a ACUPUNTURA pode tratar? (olha ai que interessante...)





Sinusite, Garganta inflamada, Febre, Dores de ouvido, Surdez, Zumbido nos ouvidos, Tonturas, Deficiência visual, Problemas circulatórios, Pressão alta, AnginaArteriosclerose, Anemia, Doenças gastrointestinais, Síndrome do intestino irritado, Colite, Obstipação, Diarreia, Úlceras, Gastrite, Inchaço abdominal, Hemorroidas.
Problemas ginecológicos como: Síndrome pré-menstrual (SPM), Menstruação irregular ou dolorosa, Endometriose, Menopausa, Fibroides, Infecção crônica da bexiga, Complicações na gravidez/enjoo, Pedras nos rins, impotência, infertilidade em homens e mulheres, disfunção sexual.Dependência química: Cessação de tabaco, Drogas, Álcool.Problemas emocionais e psicológicos: Ansiedade, Insônia, Depressão, Estresse. Afecções musculoesqueléticas e distúrbios neurológicos: Artrite, Nevralgia, Ciática, Dores nas costas, Bursite, Tendinite, Torcicolo, Nevralgia, Dores de cabeça e enxaquecaDerrame, Paralisia cerebral, Espasmos musculares.



Segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas, Paulo César Varanda: "A Acupuntura é uma realidade profissional para os farmacêuticos. Graças à Portaria número 971/06, do Ministério da Saúde, a prática foi inserida no SUS (Sistema Único de Saúde) e pode ser exercida por todos os profissionais da saúde, desde que a sua atuação seja regulamentada pelos seus respectivos conselhos federais profissionais."




QUE SABER MAIS? 

Olha este site (maravilhoso): http://www.acupunturista.net/

#jessicaeller
Atuação do farmacêutico em farmácia hospitalar veterinária


Farmácia Veterinária da Unipet, na Univiçosa.

Adriana Maria Patarroyo Vargas: Farmacêutica, Mestre em Bioquímica. Professora do Curso de Farmácia da Univiçosa
Dentre as diversas áreas de atuação do farmacêutico uma vem ganhando destaque: a farmácia hospitalar veterinária. Por se tratar de ambiente hospitalar, o hospital veterinário possui as mesmas necessidades quanto ao controle de estoque, manipulação de medicamentos e preparo de doses individuais. A diferença está nos clientes: ao invés de pessoas, animais.
Para atuar nessa área, o farmacêutico deve se preparar e se dedicar ao estudo das posologias e especificações dos medicamentos para uso veterinário. Com os avanços da veterinária e o conhecimento aprofundado da fisiopatologia e metabolismo dos animais, as prescrições de medicamentos de uso humano para animais vêm diminuindo. Com isso, aumentou a linha de medicamentos exclusivos para uso veterinário, mais adequado para o animal, tornando sua prescrição mais frequente.
O medicamento é um dos insumos mais caros de um hospital, seja ele humano ou veterinário. Sua compra, armazenamento e manuseio requerem atenção especial e o profissional mais capacitado para executar essa tarefa é o farmacêutico.

Olá Pessoal!!!

Meu nome é Wellington, estou cursando Farmácia no Pitágoras, no Centro de Belo Horizonte.
Dando sequência nas postagens, vou falar um pouco sobre uma das várias áreas de Atuação do Profissional Farmacêutico que é a Farmácia Veterinária.

terça-feira, 19 de abril de 2016

segunda-feira, 18 de abril de 2016

CONHECENDO MELHOR O ALHO E SUAS PROPRIEDADES

O ALHO E SUAS PROPRIEDADES

Constituintes:
Vitaminas A, vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, enxofre, iodo, silício, sódio, ferro, potássio, zinco, heterosídeos sulfurados, alicina (10 a 13%), ácido fosfórico livre, aliina, óxido dialildissulfeto (60%), ajoeno, dissulfeto de dialila, trissulfeto de alila e polissulfeto de dialila.

Ações esperadas:
Expectorante, anti-séptico, analgésico, antiinflamatório, antibacteriano, hipotensor, vermífugo, hipoglicemiante, febrífugo, anti-agregante plaquetário, antioxidante e hipocolesterolemiante.

Propriedades farmacológicas:
O principio de ação do óleo de alho se deve a alicina e aliina. A alicina originada a partir da alinase possui propriedades bacteriostáticas e bactericidas sobre bactérias Gram positivas e Gram negativas. A alicina destrói os grupos tiólicos essências a proliferação as bactérias. O alho reduz os níveis plasmáticos de colesterol, triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade (LDL) através do óxido dialildissulfeto, prevenindo a formação de placas nas artérias. 

O PODER MEDICINAL DO ALHO

Vale a pena 


Fala galera !

Em breve estaremos postando nossa entrevista especial, com sacerdote Luiz do Oxossi.


Aguardem...


domingo, 3 de abril de 2016

VÁRIAS áreas de atuação do profissional farmacêutico: 


  1.  Acupuntura – O farmacêutico, depois de realizar o curso de acupuntura, pode abrir uma clínica e realizar esta prática devidamente regulada pela legislação.
  2.  Administração de laboratório clínico – Nas análises clínicas, o farmacêutico pode gerenciar um laboratório. No Brasil existem mais de 5500 laboratórios onde os proprietários são farmacêuticos.
  3.  Administração farmacêutica – Desenvolve o uso correto do medicamento.
  4. Administração hospitalar – No decorrer de sua carreira, este possui conhecimentos sobre saúde pública, economia, administração, entre outros, o que o tornam apto para administrar um hospital.
  5.  Análises clínicas – Além de gerenciar laboratórios, o farmacêutico possui conhecimentos em hematologia, citopatologia, bioquímica, morfologia celular e outros para o exercício desta função.

  6.  Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares – Parte da assistência farmacêutica, onde temos o profissional realizando serviços de Saúde da
    Família.
  7.  Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência – Em serviços de emergência a atuação do farmacêutico pode evitar mortes, onde este, orientado pelo médico prestará o auxílio medicamentoso necessário.
  8.  Auditoria farmacêutica – Verifica se a indústria, farmácia, laboratório, etc, estão dentro das normas exigidas pela legislação.
  9.  Bacteriologia clínica – Detecta bactérias através de meios de cultura, identifica e faz laudos sobre os achados.
  10.  Banco de cordão umbilical – Utilização das células tronco do cordão umbilical, importante para pacientes que necessitam de medula óssea.
  11.  Banco de leite humano – O farmacêutico atua nas técnicas de conservação e testes laboratorias em bancos de leite.
  12.  Banco de sangue – Coleta, transportes e testes realizados no sangue, para sua posterior utilização.
  13.  Banco de sêmen – Conservação, testes da bioquímica do sêmen.
  14.  Banco de órgãos – Conservação, testes bioquímicos e outras análises.
  15.  Biofarmácia – Medicamentos feitos a partir de material vivo.
  16.  Biologia molecular
  17.  Bioquímica clínica – Pode realizar a bioquímica do sangue, hemograma, bioquímica da urina, e outros.
  18.  Bromatologia – Estuda os alimentos e desenvolve produtos mais nutritivos e saudáveis.
  19.  Citologia clínica – Estudo das células na clínica
  20.  Citopatologia – Observa se as células apresentam alguma anormalidade que as torne patológica.
  21.  Citoquímica – Estuda processos químicos nas células.
  22.  Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental – Nas indústrias a qualidade da água é um fator essencial para a qualidade dos produtos, como exemplo podemos citar os injetáveis.
  23.  Controle de vetores e pragas urbanas – Nesta área o farmacêutico estabelece uma rotina para exterminar uma praga urbana.
  24.  Cosmetologia – Estudo dos cosméticos, formas de preparo, avaliação química, desenvolvimento, controle de qualidade, etc.
  25.  Exames de DNA
  26.  Farmacêutico na análise físico-química do solo
  27.  Farmácia antroposófica
  28.  Farmácia clínica
  29.  Farmácia comunitária – nos postos de saúde, clínicas médicas, entre outros.
  30.  Farmácia de dispensação –
  31.  Fracionamento de medicamentos – Vital para a economia e utilização racional do medicamento.
  32.  Farmácia dermatológica
  33. Farmácia homeopática – Dispensa e orienta sobre produtos homeopáticos.
  34.  Farmácia hospitalar – É a farmácia com função de atender pacientes internados ou de emergência, onde os cuidados e restrições são especiais.
  35. Farmácia industrial – Produção de medicamentos, alimentos humanos e animais.
  36.  Farmácia magistral – manipulação de fórmulas.
  37.  Farmácia nuclear (radiofarmácia)
  38.  Farmácia oncológica – Produtos específicos para pessoas afetadas pelo câncer.
  39.  Farmácia pública – Farmácias dos governos federais, estaduais e municipais.
  40.  Farmácia veterinária – Produtos específicos para animais.
  41.  Farmácia-escola
  42. Farmacocinética clínica
  43.  Farmacoepidemiologia – Controle de pragas e vetores de doenças.
  44.  Fitoterapia – Utilização de medicamentos fitoterápicos na cura de doenças.
  45.  Gases e misturas de uso terapêutico – Alguns destes gases são usados na anestesia.
  46.  Genética humana – Clínicas de reprodução e fertilidade humana
  47.  Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde – O farmacêutico cuida dos matérias descartados, com atenção para a contaminação do meio ambiente.
  48.  Hematologia clínica – Bioquímica do sangue solicitada pelos médicos para desvendar doenças.
  49.  Hemoterapia
  50.  Histopatologia – Define se o a composição histológica está normal ou patológica.
  51.  Histoquímica – Química dos tecidos.
  52.  Imunocitoquímica
  53.  Imunogenética e histocompatibilidade
  54.  Imunohistoquímica
  55.  Imunologia clínica – Testes imunológicos reclamados pela clínica médica.
  56.  Imunopatologia
  57.  Meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social
  58.  Micologia clínica
  59.  Microbiologia clínica
  60.  Nutrição parenteral
  61.  Parasitologia clínica – Identifica parasitas.
  62.  Saúde pública – Em farmácias de postos de saúde, hospitais, ambulatórios. Assim como na prevenção de doenças.
  63.  Toxicologia clínica
  64.  Toxicologia ambiental – Estuda a contaminação tóxica de ambientes.
  65.  Toxicologia de alimentos – Realiza testes bromatológicos, determina quantidades viáveis de constituintes para alimentos, etc.
  66.  Toxicologia desportiva – Busca devendar casos de dopping, ou uso abusivo de substâncias por atletas.
  67.  Toxicologia farmacêutica – Estuda as relações tóxicas de medicamentos e fármacos no organismo humano ou animal
  68.  Toxicologia forense – Investigação de overdoses, mortes por decorrência de produtos químicos, além de diversas outras análises.
  69.  Toxicologia ocupacional – Estuda a toxicologia dos trabalhadores e seu lugar de trabalho.
  70.  Toxicologia veterinária – Estuda as substâncias tóxicas que afetam os animais, assim como sua alimentação.
  71.  Vigilância sanitária – Fiscalização de estabelecimentos que devem seguir normas da vigilância sanitária do país.
  72.  Virologia clínica – Detecção e identificação de vírus causadores de doença.
No setor público 
  1.  Militar
  2.  Fiscal sanitário
  3.  Auditor em saúde
  4.  Perito criminal
  5.  Universidades Federais e Estatuais
  6.  Hospitais
  7. Postos de Saúde

COISAS DE FARMÁCIA

Entretenimento



SERÁ ESSE MEU CURSO? #FARMÁCIA

sábado, 2 de abril de 2016

Você sabe a diferença entre Farmácia e Drogaria?


Farmácia é o estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados (médicos, dentistas e veterinários). Ela também pode comercializar produtos industrializados (especialidades farmacêuticas).

Já as Drogarias são os estabelecimentos que apenas comercializam medicamentos industrializados, não possuem nenhum laboratório para manipulação de fórmulas.