segunda-feira, 7 de março de 2016

HISTÓRIA DA FARMÁCIA E SEUS ASPECTOS GERAIS

A Farmácia vem do grego "pharmakon " significa "remédio" e "veneno" .
No qual o objetivo é o  estudo de fármaco e seus usuários, no qual tem como fonte de pesquisa plantas, animais, seres vivos em geral e minerais.

A origem da farmácia tem uma introdução pré-histórica desde a antiguidade o homem já fazia o uso de plantas para cura de doenças a chamada medicina primitivo, baseado em crenças e "mágicas" aliada ao uso de plantas medicinais, até hoje Xamãs usam determinadas plantas para provocar alucinações ou  para curar.

A  farmácia mais antiga é de origem chinesa 3.700 anos  a.c , depois Mesopotâmia, Egito, Índia , Grécia e Roma.

Na antiguidade a medicina e a farmácia eram uma profissão só, na Roma começou a separação dos que diagnosticavam a doença dos que misturavam matéria primas para produzir cura, através de um discípulo de Aristóteles primeiro botânico conhecido.
  
Foi na Grécia e Roma Hipócrates (pai medicina) relacionou (eucrasia) estado de equilibrio ou doença e dor (discrasia).

Já Galeno (pai da Farmácia) combatia as doenças por meio de substâncias que se opunham aos sinais e sintomas das enfermidades.
No Brasil o primeiro boticário foi Diogo Castro trazido de Portugal Thomé de Souza no qual se inicia a chegada dos colonizadores e jesuítas com as suas caixas de botica, arca de madeira contendo medicamentos, presente em todas as embarcações militares navais e terrestres. 

Os jesuítas tinham em seus colégio  de catequese pessoas para cuidar de doentes, um manipulava e  o outro medicava os pacientes.



Em 1640 as boticas foram autorizados a se transformar em comércio, os boticários aprovados eram profissionais empíricos, as vezes analfabetos com conhecimentos corriqueiros de medicamentos.





 


Alquimista_ processo de manipulação_ Fonte Site Pharmatrix 

Egípcios na extração de plantas

 
    Farmácia através dos escravos _ Fonte Site Farmácia no Brasil
Manipulação dos índios_Fonte Site Estudos Gerais 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário