domingo, 29 de maio de 2016

O farmacêutico atua auxiliando os demais profissionais da saúde ao oferecer formas de tratar as diversas enfermidades através administração das drogas. Para conseguir exercer esse trabalho com excelência, estuda-se a formulação dos mais diversos medicamentos. A pesquisa também faz parte o dia a dia desses profissionais.
O farmacêutico atua auxiliando os demais profissionais da saúde ao oferecer formas de tratar as diversas enfermidades através administração das drogas. Para conseguir exercer esse trabalho com excelência, estuda-se a formulação dos mais diversos medicamentos. A pesquisa também faz parte o dia a dia desses profissionais.



                                        OLÁ PESSOAL SOU ELIAS
 O farmacêutico é o profissional que estuda os mais diversos tipos de medicamentos, a forma como eles são vendidos e usados, como eles agem no organismo, qual a dosagem ideal e em que medida a dosagem passa a ser tóxica.A forma como o nosso organismo elimina a medicação também é avaliada por esses profissionais. Além disso, a análise do conteúdo da vacina e de várias outras substâncias químicas também e feita por eles. 

quarta-feira, 25 de maio de 2016

DESCOBRINDO A FARMÁCIA ANTROPOSÓFICA

E aí , pessoal !!


Meu nome é Gleicimara estudante de Farmácia pela instituição Pitágoras, quero convidar a todos para conhecer uma área muito interessante e talvez pouco divulgada.

Farmácia Antroposófia 

A Antroposofia foi iniciada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 -1925) a partir do estudo da obra e do método científico de J. G. Goethe.  No qual ele propõe um caminho de evolução conhecimento  que une os aspectos materiais, e espirituais do ser humano, da natureza e do universo.

Com colaboração de muitos estudiosos, a Antroposofia foi introduzida em vários âmbitos de atuação humana, como na educação (pedagogia Waldorf), na agricultura (biodinâmica), nas artes (dança, arte da fala, etc.), na sociologia (trimembração social), economia, na religião (Comunidade de Cristãos) e na medicina e seus âmbitos correlatos, em que se destaca a farmácia antroposófica, ladeada por terapias corporais e cognitivas. Todos estes âmbitos têm evoluído intensamente desde o início do século XX.

A Farmácia Antroposófica tem evoluído muito proximamente à homeopatia, no Brasil e no mundo. Elas compartilham a utilização de medicamentos dinamizados (ou ultradiluições), além de vários outros aspectos técnicos.

Fundamentos da Farmácia Antroposófica

Faz parte do conhecimento fundamental da Antroposofia o fato do ser humano e a natureza terem tido uma evolução comum, existindo assim uma reconhecível identidade de processos entre o ser humano e os reinos da natureza.

Conhecendo-se assim as relações análogas existentes entre a natureza e o ser humano, pode-se reconhecer medicamentos capazes de estimular atividades básicas do organismo humano ou de certos órgãos.

A ação destes medicamentos não pode ser compreendida levando-se em conta apenas a composição química dos mesmos, eles são mais do que uma soma de substâncias ativas. O medicamento deve ser uma unidade orgânica resultante de processos que ocorrem na natureza, que são enfatizados em seus diferentes aspectos através de processos farmacêuticos adequados.

Medicamentos Antroposóficos

Os medicamentos antroposóficos são produzidos respeitando-se a natureza essencial e qualitativa das substâncias dos reinos vegetal, mineral e animal, preparados por processos farmacêuticos orientados pelos conceitos da Antroposofia, através dos quais se relacionam com os processos biológico, anímico e espiritual do homem trimembrado. Os medicamentos antroposóficos são, então, oriundos dos reinos mineral, vegetal e animal, e podem conter várias combinações dos mesmos.

As matérias-primas obtidas destes reinos, de modo a manterem ao máximo as suas características vitais originais, são transformadas em medicamentos por meio de processos farmacêuticos. Estes são escolhidos de acordo com a natureza das substâncias e com a finalidade terapêutica do medicamento a ser preparado.

A Farmácia Antroposófica utiliza procedimentos farmacotécnicos usuais, como os descritos em farmacopeias e tratados de farmacotécnica, como tais, ou com variações, e se utiliza também de processos farmacêuticos originais desenvolvidos a partir do conhecimento antroposófico da natureza e do homem.

Dentre estes processos destacam-se os extrativos, com gradações de aplicação de calor, luz e ritmos diversos, desde a maceração ou percolação a frio, passando pela digestão morna, pela fermentação, a infusão, até a decocção e destilação. As substâncias podem ainda ser tostadas, carbonizadas ou incineradas. Metais podem ser sublimados ou espelhados. E todas estas preparações podem ser dinamizadas, por meio da trituração em pós considerados inertes e da agitação ritmada em diversos excipientes líquidos.

Os medicamentos são apresentados nas mais diversas formas farmacêuticas, como: soluções injetáveis, tinturas-mãe, extratos, diluições, hidrolatos, xaropes, elixires, colírios, errinos, colutórios, soluções otológicas, triturações, granulados, glóbulos, comprimidos, cápsulas gelatinosas, pomadas, pastas, cremes, unguentos, loções, óleos, gliceróleos, emulsões, géis, óvulos, supositórios, entre outras.

Regulamentação da Farmácia Antroposófica

A atuação do farmacêutico no âmbito da farmácia antroposófica foi regulamentada por meio da resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 465, de 4 de julho de 2007. Ela se dá na farmácia magistral, comunitária, na indústria, na educação e qualificação profissional, na fiscalização, na pesquisa e no desenvolvimento farmacêutico.
Para fins desta Resolução, entende-se por farmacêutico antroposófico o profissional graduado em ciências farmacêuticas e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, com formação teórico-prática em farmácia antroposófica, promovida ou reconhecida pela Associação Brasileira de Farmácia Antroposófica (Farmantropo), que o habilita nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, produção, controle de qualidade, garantia de qualidade e questões regulatórias dos produtos farmacêuticos antroposóficos, assim como do aconselhamento, da dispensação e comercialização de medicamentos em farmácias.

Os medicamentos antroposóficos estão regulamentados na Resolução RDC nº 26, de 3 de abril de 2007 e nas Instruções Normativas 3, 4 e 5, de 11 de abril de 2007.

As técnicas peculiares utilizadas na farmácia antroposófica estão descritas no Código Farmacêutico Antroposófico (Anthroposophic Pharmaceutical Codex APC), publicado pela Associação Internacional de Farmacêuticos Antroposóficos (International Association of Anthroposophic Pharmacists - IAAP).

Medicamentos Antroposóficos – Para saber mais:

HUSEMANN, F.; WOLFF, O. A Imagem do Homem como Base da Arte Médica. Vol 1, 2 e 3. São Paulo: Editora Resenha Universitária, 1978. 1064 p

BOTT, V. Medicina Antroposófica, uma Ampliação da Arte de Curar. Vol. 1 e 2. 3ª ed., São Paulo: Associação Beneficente Tobias, 1991. 400 p

MORAES, W. A. Medicina Antroposófica: Um paradigma para o século XXI. São Paulo: Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, 2005. 384 p

STEINER, R.; WEGMAN, I. Elementos Fundamentais para uma Ampliação da Arte de Curar. São Paulo: Editora Antroposófica, 2001. 104

GARDIN, N. e SCHLEIER, R. Medicamentos Antroposóficos -Vademécum. São Paulo: Editora João de Barro, 2009, 285 p.

Sites Interessantes (Antroposofia)

Associação Brasileira de Farmácia Antroposófica -FARMANTROPO: http://www.farmantropo.com.br
International Association of Anthroposophic Pharmacists — IAAP: http://www.iaap.org.uk
Sociedade Antroposófica no Brasil: http://www.sab.org.br
Sociedade Antroposófica Universal: http://www.goetheanum.org
Associação Brasileira de Medicina Antroposófica -ABMA: http://www.medicinaantroposofica.com.br
International Federation of Anthroposophic Medical Associations — IVAA : http://www.ivaa.info

Fonte: Cartilha Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo.

terça-feira, 17 de maio de 2016

COSMETOLOGIA

           §§ OLÁ GALERA §§ 
 sou a Carla aluna do curso de farmácia faculdade Pitágoras, apresento a vocês uma fantástica área de atuação farmacêutica       cosmetologia!


BELEZA E COSMÉTICOS JAMAIS SE SEPARARAM, ESTÃO UNIDOS POR UM CORDÃO CUJO UMBIGO ESTÁ PLANTADO, NO TEMPO, HÁ MILHARES DE ANOS. ESTÁ CONSTATAÇÃO REVELA QUE O HOMEM, SEMPRE, BUSCOU O EMBELEZAMENTO'.

         A carreira farmacêutica é uma das bem pagas em alguns países, é fundamental que nos estudantes do curso, façamos uma excelente especialização e tenhamos um segundo idioma para se destacar. A COSMETOLOGIA é uma grande área por está em constante crescimento, ligada a muitas inovações tecnológicas e pela mudança de hábitos mundialmente falando.
              Um mercado de milhares de          desafios e bilhões de Reais
                      BELEZA E SAÚDE

Cosméticos não são mais produtos destinados apenas à beleza. Eles aliaram beleza à saúde, em resposta às mudanças de conceitos e de comportamento sociais. Os farmacêuticos cosmetologistas enfrentaram grandes desafios para atender a essa nova demanda. E conseguiram. O resultado desse esforço é a expansão do mercado de cosméticos. O Brasil é o terceiro do mundo. 
      
ENTREVISTA COM farmacêutica cosmetologista ELIANE BRENNER 

Farmacêutica graduada (UFRGS) e empresaria bem sucedida, diretora da DERMATUSCOMESTICA MEDICA.
                 segundo a DR. 
“O desejo pelo envelhecimento saudável reflete-se na busca de cosméticos que ofereçam resultado e praticidade, além de bem-estar” (Dra. Eliane Brenner, farmacêutica cosmetologista e industrial).

“Um produto cosmecêutico apresenta uma diversidade de substâncias que compõem o veículo, o sistema conservante da fórmula e dos ativos, e os princípios ativos por si só” (Dra. Eliane Brenner, farmacêutica cosmetologista e industrial).

“Podemos considerar que o Brasil ocupa uma posição de destaque na área de pesquisa, na América Latina, e uma posição privilegiada no contexto mundial da Cosmetologia” (Farmacêutico Márcio Ferrari).

         ' AI VÃO ALGUMAS DICAS PARA QUEM QUER ATUAR NESTA ÁREA OU EM QUALQUER OUTRA ÁREA FARMACÊUTICA'
1 - Defina exatamente a área que você quer atuar
2 - Estude
3 - Esteja dispostos a mudanças
4 - Aprimore inglês
5- Conheça as normas vigentes


Então, finalizando qual de nós seres humanos, principalmente nos mulheres não somos fascinados com essa palavrinha COSMÉTICOS, principalmente se tratando de envelhecimento...
Esquecendo da estética cuidado é fundamental como já disse beleza é saúde. 


http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/132/017a027_cosmetologia.pdf


                               

CFF

Blogueiros de plantão... 


Não tem como falar de farmácia, sem falar do CFF.

                                                                                      Então, ai vai...     =) 



CFF, conselho federal de farmácia, são atribuições aplicadas as farmácias, que tem como missão a valorização do profissional farmacêutico, visando a defesa da sociedade.  Programa de suporte ao cuidado farmacêutico na atenção à saúde.
 
Venhamos e convenhamos, ser um profissional de saúde, e trabalhar em um local de atendimento a vidas, é ter responsabilidades e regras a serem cumpridas.



Principais Serviços do CFF

* Fiscalizar o exercício profissional, através dos Conselhos Regionais de Farmácia;* Prestar consultoria e assessoria de informações técnicas e jurídicas na área farmacêutica;* Oferecer informações sobre o uso racional de medicamentos, e esclarecer dúvidas, através do Centro Brasileiro de Medicamentos (CEBRIM).
* Promover e apoiar congressos, cursos e eventos científicos.

Genteeeee... olha que lindo! No site do CFF uma entrevista sobre a ACUPUNTURA. 


Acupuntura na "Entrevista Farmacêutica"

Data: 16/05/2016
"A acupuntura, ramo da medicina tradicional chinesa, é um método de tratamento complementar que foi introduzido no SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares). A aprovação da PNPIC pelo Ministério da Saúde está completando dez anos, neste mês de maio. Fica a pergunta: que avaliação se faz da inserção dessa terapia na rede pública? É satisfatória ou tímida?"http://www.cff.org.br/noticia.php?id=3746
#bicala #jessicaeller